Cosméticos naturais e veganos e Sustentabilidade. Qual a relação?

Vamos começar pela definição de sustentabilidade. O conceito surgiu em 1987 com o Relatório Brundtland (Documento “Nosso Futuro Comum”), resultado da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.
A definição de desenvolvimento sustentável é “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
Não comprometer a capacidade das gerações futuras, significa que se deve usar os recursos da natureza de forma consciente, na medida que ela possa se regenerar e não causar danos a ela. Existe um cálculo, o Dia da Sobrecarga da Terra, que indica o dia em que o consumo de recursos da humanidade para o ano excede a capacidade da Terra de regenerar esses recursos naquele ano, quando a Pegada Ecológica global é maior que a Biocapacidade do planeta. Esse dia tem acontecido cada vez mais cedo. Em 1970 foi dia 30/12 e esse ano, 28/07. É necessário mudanças para reverter esse quadro.
Onde entra os cosméticos naturais e veganos? Eles contém apenas compostos de origem natural e sem origem animal, portanto não possuem compostos químicos e tóxicos que poluem o meio ambiente.
Além da composição do produto, temos que analisar as embalagens, se são de materiais recicláveis, reciclados ou compostáveis, se a empresa possui logística reversa das embalagens, se utiliza os recursos naturais de forma consciente, se utiliza energia de fontes renováveis (como solar e eólica), se possui cadeia de valor sustentável, com fornecedores sustentáveis e se possui responsabilidade social, com seus colaboradores e com a sociedade.
Portanto, antes de comprar, é necessário conhecer bem a empresa e seus produtos. Verificar se ela é transparente quanto suas informações e suas práticas e cobrar isso, ler rótulos, verificar composição, tipo de embalagem, buscar informações e questionar.
Ao consumir produtos sustentáveis de empresas sustentáveis e conscientes de seus impactos, que buscam reduzir os negativos e gerar positivos para o meio ambiente e sociedade, podemos contribuir para um mundo melhor para a nossa e próximas gerações.
Este assunto urgente precisa ser discutido e quem trouxe para nós essa reflexão foi a nossa parceiraMichelle Nahas (@minahas) – embaixadora @institutolixozerobrasil e @saudeplanetaria
Compartilhar:

schiwacosmeticos schiwacosmeticos

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são faz.

Topo Img voltar ao topo
Open chat
1
Abra o chat
Faça seu pedido direto conosco.